HISTÓRIA

HISTÓRIA DA CIDADE INTERLIGADA COM A DA SANTA

Um povoado que começou sendo pertencente a São Francisco do Sul, depois passou a fazer parte de Porto Belo, mais tarde de Itajaí e só em 1962 emancipou-se. Essa é a história de Navegantes.

Uma cidade que alimenta a economia da região do Vale do Itajaí via céu, mar e terra. Seu terminal portuário é um dos principais responsáveis pela importação e exportação dos produtos aqui feitos ou vendidos, e em seu aeroporto, o único da região e mais próximo de cidades que recebem muitos turistas, como Balneário Camboriú, desembarcam pessoas de todos os lugares do mundo, famosos ou não, que vêm apreciar as nossas riquezas.

Continuando com a história, o povoado de Navegantes recebeu nomes como “Lado Norte do Rio”, “Outro Lado do Rio” e “Pontal”. Desde muito antes de sua emancipação, os moradores do local eram muito religiosos, tanto que antes de existir um templo, a comunidade costumava fazer suas orações coletivas, novenas e procissões em casas particulares.

Em 1896 a Câmara Episcopal da cidade de Curitiba autoriza a construção de uma capela no povoado. A capela foi inaugurada em 02 de fevereiro de 1898 e, em razão da população do lado esquerdo do rio se constituir em sua maioria de pescadores, marítimos, portuários e carpinteiros navais, dedicou-se a Nossa Senhora dos Navegantes, Santo Amaro e São Sebastião.

A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, que inspirou o nome da cidade, foi trazida do Rio de Janeiro por seu doador Manoel dos Santos Gaya, em 08 de setembro de 1899, sendo entronizada em solene procissão.

Nenhum comentário: